Atlas Político: um aliado para o voto informado

Você se lembra em quem votou para deputado e senador na última eleição? Se você precisa fazer um esforço para se lembrar, isso já indica que você sabe muito pouco sobre o desempenho dos deputados e senadores que você possa ter ajudado a eleger. Essa é uma informação que poucos brasileiros possuem, seja porque o interesse pela atividade legislativa é baixo e/ou porque o custo de obter informação a respeito é muito alto.

Essa semana o país ganhou uma grande contribuição para reduzir o segundo problema. Entrou no ar o Atlas Político, um site criado por Andrei Roman e Thiago Costa, que juntaram seus conhecimentos de ciência política e matemática aplicada obtidos em Harvard para montar um site que na descrição deles “é uma ferramenta online largamente acessível a toda população para poder monitorar a atuação dos políticos brasileiros e de se engajar em apoio para aquelas iniciativas políticas e projetos de lei que consideram importantes para o país.”

Nesse site, eles colecionam e disponibilizam de forma acessível uma quantidade enorme de informações sobre a trajetória política dos deputados federais e senadores. Mas o valor da ferramenta não é apenas disponibilizar em uma única página da internet informações individualizadas sobre assiduidade, mudanças de partido ou origem dos recursos da campanha. A grande contribuição é fornecer informação qualificada sobre os congressistas. Por exemplo, o posicionamento político dos congressistas é computado de acordo com o histórico de votações de cada um e não com base no que eles declaram ser seu posicionamento ideológico. Além disso, há um ranking de congressistas que busca mostrar a competência dos congressistas em defender uma agenda política independente do conteúdo ideológico e que possui cinco dimensões: representatividade, campanha responsável, ativismo legislativo, debate parlamentar e fidelidade partidária.

AtlasPolitico

A validade de um esforço como esse é bem descrita pelos dois, quando mencionam os desafios de um projeto que visa disseminar informação: “Existe hoje no Brasil uma abundância de dados sobre quase qualquer coisa e a política não faz exceção disso. É a realidade do novo mundo da hyper-conectividade. O problema às vezes não é a falta de dados, mas o “data noise” – saber como separar o que é realmente relevante de uma quantidade enorme de informações inúteis. Então o nosso maior desafio não foi tanto achar os dados, mas entender o que era realmente importante. O segundo desafio foi de natureza técnica – cruzar bases de dados que não tem identificadores únicos, consertar erros e fazer a análise. O terceiro desafio foi de apresentar tudo de uma forma inteligível, mas ao mesmo tempo empolgante para todo mundo. Mas os nossos desafios não acabaram. Talvez os maiores estejam pela frente. Queremos que essa plataforma cresça.

Eles fizeram a maior parte do trabalho. Cabe a nós dar a nossa contribuição: divulgar a ferramenta e usá-la para escolher nossos políticos de forma mais qualificada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s